SOBRE NÓS

Curso Organização de Fotos
Curso Organização de Fotos

Conceito

Estamos diante de um tema novo e uma situação histórica inédita e as pessoas ainda não se deram conta de que fotografar ficou fácil, mas manter essa coleção exige trabalho, cuidado e recurso financeiro. Sem isso, as nossas memórias e de nossas famílias, aquilo que nos contam, recontam, relembram momentos, lugares, pessoas da nossa trajetória de vida estão em risco.

No fim das contas, com as câmeras nos celulares (segundo dados da FGV divulgados em 2020, no Brasil há em média, mais de 1 smartphone por habitante) todo mundo fotografa, e muito. Mas, para a grande maioria das pessoas essas fotos não tem estado em segurança e são pouco acessíveis, se tornando um amontoado de arquivos espalhados em diferentes suportes, no notebook, no celular, na nuvem, num chip antigo, etc.

Sócias e amigas, Tatiana Laura e Renata Fontanillas são duas profissionais que atuam no setor cultural. Acostumadas a trabalhar em espaços culturais e museus e envolvidas com acervos e objetos de memória, percebem que a fotografia como legado pessoal se estabeleceu em um novo suporte, agora digital, mas que pouco se fala sobre os cuidados que o digital exige para sobreviver a longo prazo.  E assim, inspiradas pelas boas práticas de organização e conservação aplicadas aos museus e instituições, elas desenvolvem um método para trabalhar as coleções pessoais e ajudar as pessoas a manterem as suas memórias vivas, presentes e em segurança – uma verdadeira museologia doméstica do séc. XXI. 

Assim, vimos que era preciso iniciar um movimento que incluísse reflexão e ação e foi daí que nasceu a Academia da Foto, um ambiente para ensinar as pessoas a cuidar das suas memórias pessoais, de seus acervos individuais, isto é, do patrimônio de cada um de nós.

Curso Organização de Fotos

Missão

Contribuir para a conscientização das pessoas sobre a importância de cuidar adequadamente dos seus acervos pessoais de fotos digitais para que seja possível transmitir essas memórias adiante. Através de cursos online e serviços de consultoria, ajudamos você a conhecer e implementar boas práticas de organização.

Curso Organização de Fotos

O que fazemos

Estamos aqui para te ensinar a gerenciar suas fotos e vídeos. Através de cursos online e atendimento personalizado, você vai conseguir organizar as imagens que já possui e implementar boas práticas para suas fotografias se manterem organizadas, seguras e acessíveis.

Idealizadoras

Sócias e amigas, Tatiana Laura e Renata Fontanillas são duas profissionais que atuam no setor cultural.

Com formação em museologia e produção cultural, acumulamos experiências e estudos nas áreas de gestão de acervo e coleções, com olhar sensível para preservação da memória. Nesses nossos caminhos, percebemos uma preocupação comum em nossas vidas pessoais: a organização de fotografias, que, na era da foto digital, ficam espalhadas em diversos dispositivos, duplicadas, pouco acessíveis e muitas vezes perdidas. Pensando que nossas fotos são os maiores testemunhos de nossas memórias pessoais e familiares, estudamos um bocado e vimos que é possível resolver este problema do acúmulo, desordem e perda de nosso acervo pessoal! E estamos aqui para compartilhar este conhecimento. Justamente motivadas em ajudar mais e mais pessoas, que, como nós, passam por esta questão, pensamos em vários formatos que convergem para uma metodologia pensada e estruturada para atender a sua demanda da melhor maneira. A empresa chega com fôlego de trazer reflexão sobre o tema, serviços para solucionar essas questões  e produtos super especiais. Estamos aqui para trilhar esse caminho com você!

Curso Organização de Fotos

Tatiana Laura

Tatiana é museóloga, com Mestrado em Museografia Interativa e Didática pela Universidade de Barcelona e segue há 17 anos pesquisando interseções entre duas grandes paixões: a museologia e a tecnologia.

Curso Organização de Fotos

Renata Fontanillas

Renata é Gestora Cultural, com Mestrado em Gestão de Instituições e Empresas Culturais pela Universidade de Barcelona, que há mais de 15 anos abraça pra si a missão de potencializar e valorizar a arte e a cultura em seus diversos segmentos.